
Matt DiMase, superintendente do Spanish Wells Country Club em Bonita Springs, Flórida, conta como os produtos da Geoponics ajudaram o campo de golfe que administra a superar vários desafios e a recente implantação de azevém de inverno.
Segundo Matt e o jornal local The NewsPress, os associados também estão percebendo as diferenças e estão muito satisfeitos.
Você pode me contar sobre o Spanish Wells, o clube de golfe, e também sobre as condições do solo e do gramado daqui?
O Spanish Wells foi construído em 1979 por Gordan Lewis. São 27 buracos. Os 9 buracos mais recentes foram construídos em meados dos anos 90, então temos uma grande variedade: um campo com 30 anos e outro com 15 a 16 anos.
Nossos greens são de Tift Dwarf, nossos fairways são de grama bermuda 419, nossos tees são de grama bermuda 419 e nosso rough é de grama comum.
Este ano, decidimos fazer a sobressemeadura dos tees, do rough, dos fairways e dos colares com uma mistura de três variedades de azevém de inverno. Fizemos isso entre meados e o fim de novembro.
Vocês enfrentaram alguns desafios recentemente?
Sim. Para dizer o mínimo, enfrentamos alguns desafios recentemente. As condições do nosso solo não são das melhores. Temos algumas áreas extremamente arenosas e outras com alto teor de matéria orgânica e totalmente compactadas. Há áreas com camada preta. São cerca de 170 acres de gramado, e há uma grande variedade de desafios de todos os tipos.
Quando você conheceu os produtos da Geoponics?
Conheci a Geoponics quando a Escalante chegou e comprou o clube em março de 2011. Havia um produto na prateleira que eu nunca tinha visto nem ouvido falar. Olhei o rótulo e liguei para o número. O representante de vendas veio até aqui e explicou o produto e como ele funcionava. Era o Penterra, o agente umectante.

O que fez você decidir continuar usando os produtos da Geoponics, já que eles já estavam aqui?
Sim. Eles já estavam aqui. Eu nunca tinha usado produtos da Geoponics. Sempre usei os produtos das grandes marcas, por assim dizer. Eu só tinha aquele produto na prateleira, então pensei: “Vamos ver como ele funciona e se é bom.” Para dizer o mínimo, fiquei surpreso com os resultados.
Conseguimos manter mais umidade e economizar água numa época em que a água é muito valiosa — durante os meses de verão. Então continuei usando. Nunca me deixou na mão e obtive ótimos resultados. Pensei: por que trocar?
O que se destacou em comparação com os outros produtos que você usou como superintendente em outros campos?
Eu diria o custo-benefício, os resultados e o intervalo entre as aplicações. Com alguns agentes umectantes, eu precisava aplicar a cada 10, 12 ou 14 dias. Com o Penterra, aplicava 2 quartos por acre a cada três ou quatro semanas. Assim, obtinha maior duração e melhor custo-benefício.
Que outros produtos você usou?
Usei o HydraHawk, que aplicava nos fairways e também em algumas encostas do campo de golfe. O HydraHawk virou quase uma religião para nós. Aplicávamos a cada três semanas durante os meses de verão, dependendo da área; em algumas, talvez a cada duas semanas. Fazíamos aplicações em toda a área, procurando os pontos mais secos. Tínhamos muitas áreas hidrofóbicas, muitas áreas onde a água não penetrava. Testamos o HydraHawk e fiquei muito satisfeito com os resultados.
Usamos o Agriox nos greens, misturado com o Penterra. Pensei que, se estava obtendo bons resultados com os dois primeiros que testei, por que não experimentar outro?

Também usei o Humawet e o HydroGro durante a nossa sobressemeadura neste verão. Apliquei esses produtos somente nos tees. Depois, iniciamos nosso programa de irrigação. Não fechamos durante a sobressemeadura, como fazem alguns clubes de alto padrão. Abrimos novamente no dia seguinte ou naquela mesma tarde. Vi a germinação acontecer em apenas três dias após a aplicação nos tees, o que nos ajudou a estabelecer as sementes. O gramado conseguiu suportar o tráfego dos golfistas, por assim dizer. No momento, nossos tees estão com uma aparência muito boa.
Ainda estávamos na casa dos 90 graus, e as temperaturas noturnas estavam um pouco fora do ideal para nós. Eu não esperava que germinasse tão rápido, então fiquei muito satisfeito quando vi isso.
Você economizou dinheiro? Economizou água?
Eu diria que praticamente todos os superintendentes, especialmente na Flórida e também no sul da Flórida, enfrentam desafios com água, uso da água e manejo da água. Uma maneira segura de manejar a água é com agentes umectantes, Penterra, HydraHawk. Houve dias de 97 graus em que eu aplicava Penterra ou HydraHawk pela manhã, fazia a irrigação e sabia que tudo ficaria bem durante o dia, podendo até deixar de irrigar por um ou dois dias. Em um campo de 170 acres, isso representa uma economia de 700,000 gallons de água por noite. Por isso, eu recomendaria fortemente que outros superintendentes, dependendo do tipo de solo e do desafio que enfrentam — seja argila ou franco-arenoso —, experimentassem esses agentes umectantes.